VOLEIBOL

Art. 1º – O campeonato de Voleibol será regido pelas regras oficiais da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral.
Art. 2º – O árbitro da partida concederá tolerância de 15 (quinze) minutos, após o horário marcado para o início do primeiro jogo do dia. Findo esse prazo, a equipe ausente perderá os pontos por WxO (2 X 0 – 25×0, 25×0) em todas as fases classificatória e final. Para os jogos subseqüentes não haverá tolerância para os eventuais atrasos das equipes.
Art. 3º – As partidas em todas as fases será disputada em (3) três sets de 25 (vinte e cinco) pontos cada. Em caso de empate no set (24X24) só terminará quando uma equipe alcançar a diferença de 2 (Dois) pontos, e neste caso, não haverá ponto limite para o termino do set.
§ 1º – O tie-break será realizado em 25 (vinte e cinco) pontos. Em todas as fases, quando uma das equipes atingirem 13 pontos haverá a troca de quadra, mantendo-se a formação existente no momento da troca. Em caso de empate no tie-break (24×24) só terminará quando uma equipe alcançar a diferença de 2 (Dois) pontos, e neste caso, não haverá ponto limite para o termino do tie-break;
§ 2º – Para efeito de contagem de pontos, observar-se-á o seguinte critério:
I – Vitória: 2 (dois) pontos;
II – Derrota: 0 (zero) ponto.
Art. 4º – O Sistema de Disputas será:
– 03 a 05 EQUIPES: Sistema de rodízio simples jogando todos contra todos, sendo campeão aquele que atingir o maior número de pontos ganhos.
– 06 EQUIPES: Duas chaves de 03 equipes em sistema de rodízio simples dentro das chaves, classificando-se os dois primeiros de cada chave. Semifinal em sistema de cruzamento olímpico.
 Semifinal
 1º A x 2º B
 1º B x 2º A
 Final
– 07 EQUIPES: Uma chave de 03 equipes e outra com 04 equipes em sistema de rodízio simples dentro das chaves, classificando-se os dois primeiros de cada chave. Semifinal em sistema de cruzamento olímpico.
 Semifinal
 1º A x 2º B
 1º B x 2º A
 Final
– 08 EQUIPES: Duas chaves de 04 equipes em sistema de rodízio simples dentro das chaves, classificando-se os dois primeiros de cada chave. Semifinal em sistema de cruzamento olímpico e final.
 Semifinal
 1º A x 2º B
 1º B x 2º A
 Final
– 09 EQUIPES: Três chaves de 03 equipes em sistema de rodízio simples dentro das chaves, classificando-se o primeiro e o segundo de cada chave e dois melhores terceiros por índice técnico das três chaves.
 Quartas de Final
 1º A x 1º MIT
 1º B x 2º MIT
 1º C x 2º B
 2º A x 2º C
 Semifinais
 Vencedores Jogos (1º A x 1º MIT) x (1º C x 2º B)
 Vencedores Jogos (1º B x 2º MIT) x (2º A x 2º C)
 Finais
– 10 EQUIPES: Duas chaves de 05 equipes em sistema de rodízio simples dentro das chaves, classificando-se os quatro primeiros de cada chave.
 Quartas de Final
 1º A x 4º B
 1º B x 4º A
 2º A x 3º B
 2º B x 3º A
 Semifinais
 Vencedores Jogos (1º A x 4º B) x (2º A x 3º B)
 Vencedores Jogos (1º B x 4º A) x (2º B x 3º A)
 Finais
– 11 EQUIPES: Duas chaves de 04 equipes e uma de 03 equipes em sistema de rodízio simples dentro das chaves, classificando-se os dois primeiros de cada chave e os dois terceiros melhores por índice técnico das 3 (três) chaves, desconsiderando-se para efeito de apuração do MIT os resultados dos confrontos com os 2 (dois) últimos colocados das chaves com 4 componentes.
 Quartas de Final
 1º A x 1º MIT
 1º B x 2º MIT
 1º C x 2º B
 2º A x 2º C
 Semifinais
 Vencedores Jogos (1º A x 1º MIT) x (1º C x 2º B)
 Vencedores Jogos (1º B x 2º MIT) x (2º A x 2º C )
 Finais
– 12 EQUIPES: Três chaves de 04 equipes em sistema de rodízio simples dentro das chaves, classificando-se os dois primeiros de cada chave e dois melhores terceiros por índice técnico das três chaves.
 Quartas de Final
 1º A x 1º MIT
 1º B x 2º MIT
 1º C x 2º B
 2º A x 2º C
 Semifinais
 Vencedores Jogos (1º A x 1º MIT) x (1º C x 2º B)
 Vencedores Jogos (1º B x 2º MIT) x (2º A x 2º C)
 Finais
13 OU MAIS EQUIPES: Serão formadas chaves de no mínimo 03 e máximo de 5 equipes em sistema de rodízio simples dentro das chaves, classificando-se sempre oito ou dezesseis equipes podendo ficar as seguintes fases conforme o número de classificados da seguinte forma:
Segunda Fase (eliminatória): Oitavas de final
Terceira Fase (eliminatória): Quartas de final
Semi-final
Final
Parágrafo Único – Para efeito de desempate entre as equipes na classificação, em qualquer fase, os critérios para apurar o MIT serão os seguintes:
I – Melhor índice no Ponto Average (Pontos feitos divididos por pontos sofridos);
II – Melhor índice no Set Average (Sets ganhos divididos por sets perdidos);
III – Saldo de sets
IV – Sorteio.
Art. 5º – O atleta desqualificado do jogo pelo árbitro ficará automaticamente impedido de participar da partida subseqüente.
Parágrafo Único – Com base na gravidade do ato de indisciplina, outras penas poderão ser impostas pelo CDD, inclusive sua eliminação dos JOBIS.
Art. 6º – A tabela, bem como datas, horários e locais dos jogos não poderão sofrer alterações, salvo se justificadas por motivo de força maior, a critério da Coordenação Técnica, após aquiescência da Comissão Organizadora do evento.
Art. 7º – Nenhuma partida deixará de ser realizada por falta de árbitros. O Delegado do Jogo ou representante do Coordenação Nacional dos Jogos – CNJ, indicarão representantes para atuarem como árbitros.
Parágrafo único – Neste caso, a partida deverá será iniciada no horário estabelecido, seguindo normalmente até a chegada do árbitro ou auxiliares oficiais, quando a partida será paralisada e efetivada a substituição.
Art. 8º – A qualquer época, a Coordenação Nacional dos Jogos – CNJ – caso considere importante – acrescentará novas instruções visando esclarecer dúvidas e assegurar o bom andamento do campeonato.
Art. 9º – A bola utilizada será definida pela definida pela Coordenação Nacional dos Jogos – CNJ.
Art. 10 – Os casos não previstos neste regulamento poderão estar contidos no Regulamento Geral dos JOBIS, ou serem editados em ANEXOS, que serão parte integrante deste Regulamento e do Regulamento Geral dos JOBIS.
Art. 11 – Os casos omissos neste Regulamento ou que venham a gerar dúvidas de interpretação serão resolvidos pelo CNJ.

6 Comentários

  • Melissa Bastos Reply

    Gostaria de saber onde vão ser os jogos para me hospedar próximo ao local. Obrigada!

    • Daniel - Suporte Informática Reply

      Olá Melissa, nossos jogos serão em Florianópolis na ACADEPOL – Academia da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Endereço: Rod. Tertuliano Brito Xavier, 209 – Canasvieiras, Florianópolis – SC, CEP: 88054-600.

      Ainda não fez sua reserva? Fique pertinho dos jogos se hospedando no HOTEL CANASVIEIRAS INTERNACIONAL. Acesse nossa página inicial na aba HOTEL e seja redirecionado ao site do HOTEL.

      Mas duvidas ficamos à disposição.
      Equipe JOBIS.

  • Eduarda Cristina Roque de Araujo Andrade Reply

    Qual será a data do vôlei de quadra?

  • Silvio Reply

    Bom dia!
    Os atletas deverão pertencer a mesma força de segurança ou é possível mesclar com outras instituições?

    • Suporte Informática Reply

      Bom dia,
      Sim, é possível mesclar com outras instituições.

Deixe um comentário